CURSO DE Reparo em Imobilizador Automotivo, Reset e Decode

CURSO DE Reparo em Imobilizador Automotivo, Reset e Decode

Artigos

Conceito do Microcontrolador

Os microcontroladores são dispositivos de tamanho reduzido, capazes de realizar controle de máquinas e equipamentos eletro-eletrônicos através de programas. São dispositivos que reúnem, em um único circuito integrado, diversos componentes de um sistema computacional simplificado. Em outras palavras, podemos afirmar que um microcontrolador é um pequeno microcomputador integrado em um único chip. Por se tratar de um componente programável, é bem versátil, podendo ser empregado em aplicações das mais diversas.

Como todo circuito integrado, a maior parte de seu custo não está vinculada ao material físico com que é produzido, mas sim no projeto, desenvolvimento e produção dos circuitos internos que garantem a funcionalidade a ele atribuída. Atualmente, empresas como a Intel, Microchip, Atmel, Motorola, Philips, e outros importantes fabricantes investem milhões de dólares em pesquisas e desenvolvimento de microcontroladores cada vez mais eficientes, mais velozes e com maior capacidade, mais recursos de conectividade e controle e menor consumo de energia elétrica.

No entanto, mesmo com pomposos investimentos financeiros em seu desenvolvimento, o microcontrolador é conhecido por ser um componente que oferece um excelente custo benefício, sendo, na maioria dos casos, muito mais barato que as demais alternativas existentes. O motivo é que por se tratar de um componente bastante versátil, permitindo uma

grande diversidade de aplicações, a quantidade de microcontroladores desenvolvidos para um modelo projetado é bastante grande, havendo a diluição de grande parte do investimento de desenvolvimento, que por sua vez torna o componente bastante atrativo em termos de custo.