CURSO DE REPARO EM IMOBILIZADOR AUTOMOTIVO, RESET E DECODE

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Artigos

Sistema Imobilizador de partida (VW, FIAT e GM)

A maioria das montadoras já tem implantado em seus veículos um novo sistema de segurança que dificulta o furto: é o imobilizador de partida do motor.

O sistema integra a unidade eletrônica do imobilizador, a unidade de gerenciamento eletrônico do motor e chaves de ignição com transponder. Em alguns veículos, a unidade do imobilizador está integrada ao painel de instrumentos (é o caso do Pólo e do Golf).

O princípio de funcionamento é o mesmo para todos os veículos. Junto ao cilindro de ignição há uma bobina de leitura (antena) que recebe o sinal do transponder que está fixado dentro da chave de ignição. Esta bobina está ligada à unidade eletrônica do imobilizador que, ao reconhecer o código do transponder da chave, envia um sinal digital para a unidade de gerenciamento eletrônico do motor. Esta, por sua vez, então permite o funcionamento do motor ao dar a partida.

Os sistemas imobilizadores atuais têm um funcionamento randômico (aleatório para formação dos seus códigos) a cada ativação de ignição. O transponder não possui alimentação elétrica. Para sua energização, este componente aproveita o campo magnético que é gerado pela bobina que envolve o comutador de partida após ligar a ignição. Estando energizada, a chave emite seu código de armazenado por sinal de radiofreqüência. Este sinal é captado pela bobina que envolve o comutador de ignição e partida, que agora está trabalhando como antena.

GM

A General Motors do Brasil possui dois tipos de imobilizador, chamados pela montadora de ?primeira geração? (equipa os veículos Corsa modelo antigo, e Vectra modelo antigo) e de ?segunda geração? (implantado nos veículos Astra, Celta e S10).

Os dois modelos têm o mesmo princípio de funcionamento, sendo que na segunda geração um código alternado (criptografado) foi adicionado para a correta identificação da chave. Nesta geração, caso o código secreto for válido e o veículo possuir alarme antifurto, o sistema além de liberar a partida do motor, também desativará o sistema de alarme.