CURSO DE REPARO EM IMOBILIZADOR AUTOMOTIVO, RESET E DECODE

CURSO DE REPARO EM IMOBILIZADOR AUTOMOTIVO, RESET E DECODE

Artigos

Técnicas de Soldagem

Soldagem é a técnica de reunir duas ou mais partes constitutivas de um todo, assegurando entre elas a continuidade do material e em conseqüência suas características mecânicas e químicas. Outras operações com o mesmo fim não asseguram esta continuidade geométrica, caso da rebitagem, parafusagem, química ou colagem.
Essa técnica ou conjunto de técnicas aplica-se em diversos materiais de construção: o vidro, os plásticos, etc. Nossa atenção, focalizará especificamente nos metais, suas ligas e ainda no ferro e suas ligas. Nesse sentido, a soldagem se classifica entre os métodos de conformação dos metais completando a série de processos de conformação metalúrgicos (fundição, laminação, forjamento, extrusão, trefilação, sintetização de pó) e mecânicos (usinagem).
A palavra solda designa o resultado da operação, ex. cordão de solda.
A história da soldagem mostra que desde as mais remotas épocas, muitos artefatos já eram confeccionados utilizando recursos de brasagem, a mais antiga notícia que se tem sobre a soldagem, remontam à soldagem por forjamento da ?espada de Damasco? (1300AC) e, ao uso de uma espécie de maçarico soprado pela boca usando álcool ou óleo como combustível que os egípcios usavam para fundir e soldar bronze, técnica legada aos gregos e romanos.
A arqueologia tem revelado obras metálicas, soldadas de difícil explicação operacional, tendo em vista as parcas disponibilidades técnicas daquele tempo: é o caso dos pilares de ferro de 20m de altura e 40cm de diâmetro descobertos na cidade de Delhi, com trabalho em soldagem por forjamento, contemporâneo em Cristo.
A técnica da moderna soldagem começou a ser moldada a partir da descoberta do arco elétrico, bem como também a sintetização do gás Acetileno no século passado, o que permitiu que se iniciassem alguns processos de fabricação de peças, utilizando estes novos recursos.
Com o advento da Primeira Guerra Mundial, a técnica da soldagem começou a ser mais utilizada nos processos de fabricação, a Segunda Guerra Mundial imprimiu grande impulso na tecnologia de soldagem, desenvolvendo novos processos e aperfeiçoando os já existentes.
Para soldar é preciso:calor e (ou) pressão; Com o calor a continuidade da massa se estabelece por fusão a partir do estado líquido e com a pressão tem-se o forjamento localizado. Estima-se que hoje em dia estão sendo utilizados mais de 70 processos de soldagem a nível mundial, sendo este um número dinâmico, pois vários outros processos estão em desenvolvimento ha nível de pesquisa e projetando para breve novas alterações no mercado de soldagem.
Isto implica em grandes controvérsias na classificação dos processos, não havendo uma classificação universalmente aceita para os mesmos, mesmo assim podemos fazer uma divisão em famílias, envolvendo o fenômeno físico e utilizando para as subdivisões a forma de energia empregada no processo.